Formosa

Juventude do PT elege a nova secretária nacional e se prepara para 2022

Nádia Garcia, mulher, negra, LGBTQIA+, feminista, goiana de Caldas Novas é eleita Secretária Nacional de Juventude do Partido dos Trabalhadores.

ícone relógio21/12/2021 às 12:25:44- atualizado em  
Juventude do PT elege a nova secretária nacional e se prepara para 2022

Após a eleição do Secretário Municipal de Juventude do Partido dos Trabalhadores em Formosa, o delegado Eduardo Fegoso e as delegadas Steffany de Souza Duarte, Raiane Rodrigues de Sousa compuseram o congresso em etapa estadual do Congresso Nacional da Juventude do PT que ocorreu no dia 05 de dezembro de 2021 pela plataforma Zoom.

Mais de sessenta jovens goianos e goianas participaram do congresso para discutir a derrubada do fascismo, do neoliberalismo e da direita antidemocrática, além de orquestrar como a juventude goiana do Lula se organizaria para elegê-lo presidente da República.

Na etapa estadual todas as forças se reuniram para eleger Kainann Santana secretário de Goiás. Kainann é Advogado, presidente do PT em Palminópolis e fundou o diretório somente com jovens em seu município.

“É muito gratificante pra mim, aos meus 23 anos de idade, poder ser eleito pelos meus companheir@s para coordenar um grupo de mais de 1.700 jovens espalhados por todo o estado, sobretudo num período tão desafiador como o que se aproxima.”, afirmou Kainann Santana.

Gabriel Eduardo que deixou a pasta de juventude, assume a Secretaria de Combate ao Racismo do PT/GO e afirma: “Depois de 13 anos militando na juventude do PT, os últimos 5 coordenando os quase 2000 jovens filiados em nosso estado, hoje assumo uma nova tarefa: tive a honra de ser eleito secretário de combate ao racismo pelos mais de mil companheiros negros e negras do PT espalhados pelos 246 municípios de Goiás.”

A etapa nacional contou com diversas lideranças. Presença do presidente Lula, da presidenta Dilma, da presidenta Gleisi, do ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e da jovem deputada federal Natália Bonavides.

“Nós temos que dizer para os jovens apenas uma frase: que o jovem só perde a luta que ele não faz. Nós temos que dizer para a juventude que ser rebelde é ter ação, é se movimentar. E se movimentar significa escolher pessoas que têm compromisso com o povo brasileiro para que a gente possa mudar definitivamente este país. Porque não é elegendo apenas um presidente que a gente muda esse país. É preciso votar em deputados e deputadas, senadores e senadoras que tenham compromisso histórico com o povo brasileiro, com a juventude brasileira e com a soberania brasileira.”, afirmou Lula durante o #5conjpt.

Após a série de seminários e debates, Nádia Garcia, mulher negra, LGBTQIA+, feminista e goiana é eleita Secretária Nacional de Juventude do Partido dos Trabalhadores.

Ela é natural de Caldas Novas. Formada em Jornalismo pela PUC de Goiás e determinada para conduzir a juventude do Lula nesse próximo período. Após a eleição, Nádia Garcia comemorou sua vitória nas redes sociais comentando “Agora sim, vai ter mulher preta e bissexual secretária nacional de Juventude do PT”.

A Secretaria de Juventude, em Formosa, é presidida por Eduardo Fegoso, estudante de Ciências Sociais, LGBTQIA+, negro e vice-presidente regional da União Estadual dos Estudantes de Goiás - Entorno de Brasília e Nordeste Goiano.

Nádia Garcia, Kainann Santana e Eduardo Fegoso, são símbolos de uma juventude aguerrida que sonha e luta por um Brasil democrático, soberano e socialista.  

Da Redação


LEIA TAMBÉM

O Congresso Municipal da Juventude do PT em Formosa ocorrerá no domingo, dia 24

#5ºConJPT Muitos Sonhos e uma Mesma Luta: No PT, a Juventude faz política

Em Congresso, Eduardo Fegoso é reconduzido à secretaria da Juventude do PT

Juventude fez debate construtivo e apontou os caminhos para seguir na luta